Quinta-feira, Outubro 28, 2021
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Como gerir seu pessoal em tempos de pandemia?

Trabalho remoto dificulta um acompanhamento mais profundo

Talvez o gerenciamento de funcionários nunca tenha sido tão complicado quanto nos dias atuais. Porém, algumas medidas podem contribuir para uma condução menos conturbada dessa atividade, gerando a possibilidade de:

  • Aumentar a eficiência dos seus empregados;
  • Controlar melhor seu desenvolvimento interno;
  • Promover um ambiente ainda mais humanizado.

Quer entender mais sobre essas relações? Continue no nosso artigo!

Dentro e fora do escritório

A disseminação do coronavírus criou novas necessidades para qualquer ambiente que abrigue mais de uma pessoa por vez. Dessa forma, companhias que ainda exigem a presença física de seus colaboradores têm alterado sua conduta em diversos aspectos e de formas muito distintas.

Porém, fazer isso de maneira funcional não é tão simples quanto parece. Qualquer movimento que exija maiores aplicações carrega consigo a necessidade de um planejamento completo e detalhado. Por isso, vamos destrinchar diversas ações que podem ser tomadas dentro e fora do escritório, visando melhorar a qualidade da gestão de pessoal da sua corporação. 

Idealizando um bom gestor

Entender os problemas dos seus colaboradores é o primeiro passo para corrigir os principais defeitos estruturais da sua companhia. Para isso, estude cada área do seu empreendimento para entender o que seus empregados consideram suas principais prioridades, e assim, direcione suas próximas ações.

Em seguida, realize mudanças práticas para desenvolver esses projetos focando nas falhas mais graves, conforme as análises anteriores. Mas podemos começar mais devagar, uma vez que o ideal é, primeiro, lapidar o que estiver ao seu alcance.

Concretizando um bom gestor

Imagem de mulher ao notebook com homem em pé ao lado

Uma ótima alternativa para potencializar a reformulação de crise do seu negócio é democratizar seus canais de atendimento. Para isso, basta estabelecer portais eficientes e acessíveis para conectar seus funcionários aos seus atendentes, visando dinamizar essa comunicação. Além de melhorar a convivência interna, essa transformação promove o distanciamento social, medida essencial para combater a COVID-19.

Ao considerarmos os vínculos externos, essa recolocação também é muito importante, já que cria caminhos menos complicados para o esclarecimento de dúvidas, resolução de problemas, entre outros. Por isso, é essencial investir em características amplas, que promovam soluções plurais.

Seguindo nessa vertente, podemos encaixar os sistemas de controle de ponto como uma aplicação tão válida quanto a que citamos acima. Afinal, as vantagens de um bom modelo desse segmento vão além de uma melhor administração pessoal.

Existem padrões que, assim como o exemplo que usamos anteriormente, evitam o contato direto com objetos compartilhados, e podem ser usados através de dispositivos móveis e computadores pessoais. Além disso, serviços de instalação podem ser feitos seguindo todas as medidas de segurança, deixando todo esse processo de maneira ainda mais protegida.

Por fim, vale destacar que essas medidas também são aplicáveis ao home office. Dessa forma, essas condições se tornam extremamente vantajosas e, a depender do seu modelo de negócio, pode cumprir o que citamos anteriormente e superar mais de um obstáculo por vez.

Outras alternativas viáveis

A pandemia gerou uma necessidade de adaptação extremamente complexa, uma vez que todo esse processo se desenvolve a partir de um aprendizado generalizado sobre a atual situação global. Por isso, o ideal é aplicar seus esforços nos pontos certos e evitar apostas. Um dos principais tópicos nesse sentido é a valorização interna.

Existe uma teoria muito popular no meio empresarial que sugere que funcionários felizes produzem mais. Essa ideia pode parecer muito óbvia para alguns ou surpreendente para outros, mas o fato é que esse conceito foi cientificamente comprovado.

Um estudo publicado pela Universidade da Califórnia em 2018 estipulou que colaboradores satisfeitos com seus ambientes de trabalho podem ser até 31% mais eficientes. Além disso, esses mesmos indivíduos podem ser até três vezes mais criativos e vender 37% mais.

Por isso, investir em aprimoramentos internos é essencial. Afinal, essa felicidade pode não estar diretamente atrelada a um aumento salarial, por exemplo. Muitos podem considerar seu potencial de crescimento interno, a infraestrutura e diversas outras características como pilares desse sentimento.

Seguindo essa mesma linha, a capacitação de gestores, principalmente na área de recursos humanos, é fundamental para superar esse momento. Além de criar um sentimento de aproximação entre a companhia e seus colaboradores, essa aplicação favorece a produtividade de todos os outros setores.

Outro ponto crucial é a promoção da transparência entre todas as camadas do seu negócio. Esse movimento se faz necessário para fortalecer a relação de compromisso interno, afinal estamos lidando com um conjunto de trocas de experiências.

Por fim, vale reforçar o consenso, e destacar que salários justos são um fator fundamental nessa discussão. Além disso, a concessão de benefícios e premiações pode ser uma opção complementar, ajudando a valorizar todo seu empreendimento.

O novo mínimo

Apesar dessa ideia estar cada vez mais presente em diversas áreas da sociedade, podemos concluir nosso texto ressaltando a mudança do mínimo, ou seja, os novos itens básicos para se exercer algumas funções.

Além dos uniformes e dos equipamentos de proteção obrigatória, a disponibilização de máscaras, álcool em gel e outros materiais dessa categoria devem ser fornecidos pela própria companhia – inclusive, em alguns locais esse ponto está previsto em lei.

Por isso, não poupe esforços para cumprir com essas normas e proteja seus aliados. O momento atual é absurdamente sensível para todos, mas quanto menor sua escala social, pior sua situação.

Cobre e valorize seus profissionais de limpeza, um dos grupos que estão na linha de frente dessa luta. Supervisione seu desempenho, entenda suas necessidades e ofereça o que for preciso para que todos os pilares da sua empresa superem essa fase da maneira menos dolorosa possível.

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