Quinta-feira, Outubro 28, 2021
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É possível monitorar as horas trabalhadas de um funcionário home office?

O trabalho home office se tornou uma realidade para muitas empresas, desde o início da pandemia de covid-19. Mesmo após um ano do modelo de trabalho, alguns desafios ainda são encontrados diariamente, entre eles, o registro de horas trabalhadas. 

Entenda algumas dificuldades

Trabalhar em casa não é uma tarefa simples, muito pelo contrário, o trabalho a distância exige disciplina, planejamento, comprometimento, responsabilidade e metas. Além de um bom preparo para separar a vida pessoal da vida profissional.  

As distrações podem ser frequentes, em virtude do contato com as atividades do lar, presença da família, opções de lazer, etc. Além disso, a impressão de trabalho onipresente, sem hora para começar e parar podem ser comuns. Nesses casos, feriados, folgas e finais de semana tornam-se horas de trabalho, pois muitos profissionais sentem a necessidade de continuar exercendo suas atividades. 

Imagem de homem falando ao telefone com bebê no colo

A desorganização com o horário pode trazer inúmeros problemas, como os adoecimentos mentais ou esgotamento, causados pelo excesso de trabalho, ou então a procrastinação, fazendo com que prazos e metas não sejam realizados como deveriam. 

O trabalho remoto deve continuar

Apesar das dificuldades, muitas empresas estão se adaptando a esse novo modelo de serviço e podem optar por continuar funcionando remotamente mesmo após o fim da pandemia do novo coronavírus. Quando isso for possível, o modelo híbrido, misturando dias em casa e dias em escritórios, pode ser comum. 

De acordo com um estudo realizado pelo MIT Technology Review Brasil, cerca de 86% dos profissionais entrevistados desejam trabalhar remotamente quando as restrições de isolamento forem flexibilizadas. A pesquisa foi realizada com 1.400 pessoas, e dessas, 93,5% pretendem seguir em um regime híbrido futuramente. A opção apresenta alguns benefícios:

  • comodidade;
  • flexibilidade;
  • economia;
  • conforto;
  • e qualidade de vida.

As horas no trânsito passam a ser menores, os gastos são reduzidos e o conforto que pode faltar em um escritório, pode ser facilmente resolvido de acordo com as adaptações feitas em casa. 

Todos os entrevistados acreditam que as empresas adotarão a forma do trabalho híbrido assim que possível e as instituições demonstram estar dispostas a concordar com esse desejo de seus funcionários. O estudo mostra que 80% das empresas brasileiras devem seguir com alguma opção de home office pós covid-19.

Formas de controle 

Diante deste cenário, diferentes técnicas e tecnologias estão sendo utilizadas para enfrentar os desafios. As organizações precisaram se reinventar e passaram a utilizar das inovações tecnológicas para realizar reuniões, receber resultados de trabalhos, controlar o expediente, etc. Dessa forma, garantem o desenvolvimento e continuidade de negócios para se manterem ativas e antagonistas. 

Diversas empresas passaram a buscar soluções para acompanhar e registrar o horário de trabalho de seus funcionários. Uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa do ramo de consultoria e pesquisa, concluiu que mais de 50% dos trabalhos estão sendo acompanhados de forma não tradicional, e muitas vezes, de maneiras invasivas. As técnicas são muitas, por exemplo: 

  • Tracking (monitoramento) de uso do teclado;
  • Compartilhamento de tela;
  • Histórico do computador;
  • Utilização da webcam durante expediente; 
  • Monitoramento via Zoom;
  • Relatórios diários, semanais ou mensais. 

Alguns desses comportamentos podem desmotivar os funcionários, que passam a sentir que estão sendo vigiados, controlados e abrindo mão de uma liberdade que o trabalho home office acaba oferecendo. Essa atitude pode atrapalhar no desempenho profissional e na motivação de realizar uma tarefa apresentando bons resultados, prejudicando diretamente a empresa. 

A solução eficaz para essa situação é adotar os sistemas de ponto online, os atuais “web pontos”. Dessa forma, é possível visualizar a jornada de trabalho de uma maneira prática e simples, que remete ao trabalho presencial. Otimizando o tempo e resultados. 

Como funciona o Sistema de Ponto Online?

Através de um aplicativo, direto do celular, é possível ao funcionário, bater seu ponto, ainda que offline. Com um sistema online de ponto existe a possibilidade de integrar aplicativos diretamente ao relógio de ponto da empresa.

A nova tecnologia permite um controle por meio de fotos que são tiradas quando o ponto for registrado, garantindo a identificação do empregado. Além disso, o controle de folha de ponto fica ainda mais eficiente, pois tudo é feito de maneira digital. 

É possível:

  • visualizar dados,
  • fazer acompanhamentos diários de relatórios,
  • escalas,
  • afastamentos,
  • abonos parciais,
  • inclusão de justificativas,
  • batidas disponíveis por localizações geográficas,
  • entre outros.

O sistema é desenvolvido com a finalidade de administrar completamente um processo de gestão de RH, utilizando smartphones, computadores ou tablets. 

Para os funcionários, atualmente existem algumas opções de aplicativos que ajudam a controlar rotinas. Podendo ser utilizados para definir o horário em que cada tarefa deve ser realizada, prazos de projetos, horários e calendários de reuniões, enfim, cada situação pode ser monitorada e adaptada como cada um achar conveniente. 

É essencial manter a organização para que o fato de trabalhar em casa não seja uma sobrecarga. Assim, o modelo que demonstra ser o futuro dos empregos de todo o mundo, fica mais descomplicado e eficiente.

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