Quinta-feira, Outubro 28, 2021
spot_img
InícioGestão de RH4 dicas de ouro infalíveis para incentivar o registro de ponto correto

4 dicas de ouro infalíveis para incentivar o registro de ponto correto

É nesse momento que o setor de Recursos Humanos, em conjunto com os demais líderes da empresa, deve recorrer a ações que incentivem o correto registro de pontos eletrônicos.

Conheça algumas dicas neste artigo.

Vamos conscientizar!

Para que o registro eletrônico de pontos se torne um aliado em sua empresa, o início deve ser a criação de programas de conscientização sobre o ponto eletrônico ser obrigatório. Aliado a tais programas, é essencial destacar os benefícios que essa prática traz para o ambiente de trabalho.

Comece explicando qual é a legislação do ponto de vista eletrônico e como ela influencia a atividade da empresa. Esclareça as regras contidas nas Portarias 1510 e 373, deixando sempre um espaço aberto para o diálogo, para que os funcionários possam responder perguntas.

Dica: saiba mais sobre a Portaria 1510 e a Portaria 373 do MTE. Se sua empresa possui um setor de marketing, pode ser de grande ajuda. Organize uma campanha de comunicação interna focada no ponto eletrônico digital com pôsteres e e-mails que atraem a atenção. A comunicação clara e transparente sobre as obrigações da organização e de seus funcionários contribui significativamente para a aceitação de mudanças.

Diga aos seus funcionários como o controle de ponto irá funcionar

Existem diferentes tipos de controle de ponto e forma como os funcionários podem registrar sua frequência na empresa. Para garantir que sua equipe realize o registro eletrônico de pontos corretamente, a funcionalidade da tecnologia selecionada deve ser explicada, seja ela por relógio de ponto aplicativo ou até mesmo um livro ponto.

Por exemplo, se sua empresa optar por utilizar o relógio de ponto biométrico, o processo para registro de ponto é bem simples onde funcionário ao chegar na empresa apenas irá posicionar seu dedo cadastrado e o equipamento faz o scanner de sua digital para registrar o ponto. Se sua empresa optou por um aplicativo de rastreamento de tempo, pode ser necessário preparar um tutorial que explique todos os recursos do aplicativo.

Após informar os colaboradores como proceder para realizar corretamente o registro de ponto de acordo ao controle escolhido pela empresa, o funcionário poderá dizer se entendeu o funcionamento do controle eletrônico de ponto e também se sente mais à vontade para solucionar dúvidas práticas. Especialmente no caso em que a empresa introduz uma nova tecnologia de registro de ponto eletrônico.

  • Seja didático ao explicar o funcionamento do ponto;
  • Esteja disponível para os funcionários nos primeiros dias de implantação do sistema.

Diga aos seus funcionários as vantagens do controle de ponto

Listar os benefícios do registro eletrônico de horas é outra maneira de incentivar sua equipe registrar o ponto para contabilizar o tempo corretamente. Deixe claro que não apenas a empresa ganha com um controle mais efetivo, mas o funcionário também.

Fale sobre a segurança que um sistema de ponto eletrônico oferece para controlar o horário de trabalho, a capacidade de monitorar o número de horas trabalhadas ou horas extras e a facilidade com que o registro de pontos pode ser feito onde quer que o funcionário esteja, quando sua empresa optar pelo controle de ponto online que pode ser utilizado por aplicativos em dispositivos móveis. Se a empresa introduzir o registro eletrônico de pontos em formato digital, ainda haverá a vantagem de cada funcionário exibir seus próprios horários de entrada e saída através de qualquer dispositivo conectado à internet através de um link que dá acesso ao aplicativo de sistema de ponto online.

Dessa maneira, os funcionários visualizam seus bancos de hora e se os mesmos estão positivos ou negativos e, ainda, dispõem de todos os recursos para verificar se os cálculos da empresa estão corretos, eliminando qualquer suspeita.

Crie premiações ou programa de recompensa

Imagem de mesa com medalhas diversas

A remuneração dos funcionários como recompensa aos que registram corretamente seu ponto eletrônico pode incentivar toda a equipe. É uma boa ideia tirar uma folga em férias mais longas ou tornar o dia útil mais flexível em determinados dias da semana para lidar com assuntos pessoais. Outra ideia é recompensar os funcionários mais pontuais na festa de fim de ano da empresa.

A pontualidade está diretamente relacionada ao registro no ponto eletrônico, de modo que o reconhecimento do esforço e o preço propriamente dito motivam toda a equipe a marcar uma consulta correta no ano seguinte.

O mais importante para a recompensa por registrar o ponto eletrônico ou por pontualidade é o uso de relatórios não manipuláveis ​​do sistema de controle de dias úteis. Os dados devem estar disponíveis para consulta, para que a empresa não seja acusada de privilegiar um funcionário em detrimento de outro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULAR